“Que a Universidade se pinte de povo!”

Padrão

 Imagem

O Rio de Janeiro entregue a iniciativa privada levanta a bandeira da modernização da cidade! O prefeito afirma as vantagens de um governo semelhante ao de Pereira Passos. Obras megalomaníacas! Os antigos frequentadores do maior estádio do país já não poderão ocupa-lo. O estádio será rodeado de estacionamentos e os transportes públicos continuarão desinvestidos, caros, apertados. Aqueles que vinham de longe no trem lotado e ocupavam a Geral do Maracanã serão substituídos por aqueles que podem pagar pelo ingresso e por um lugar para estacionar seu carro do ano.  

A política de internação compulsória evidencia práticas violentas e asilares. Marca retrocessos enormes ao Movimento da Reforma Psiquiátrica. Movimento do povo. Mesmo povo que conquistou o SUS na Constituição de 88. Mas em tempos de Copa do Mundo e Olimpíadas é preciso pensar na cidade, certo!?  Limpá-la para a chegada dos turistas. É preciso limpar a Av. Brasil, prendendo os “zumbis” drogados que por lá vagueiam. A prisão física vem acompanhada da prisão moral, recheada de discursos religiosos ditando as regras do pecado. Por falar em pecado, temos um novo papa em Roma! Viva a rica igreja católica! Viva aos pastores Feliciano e Malafaia que enaltecem um Deus e proliferam o ódio contra as minorias.    

Em meio a tantos absurdos, tanta repressão e violência, precisamos criar novas formas de resistência, novos laços e novas alegrias! A Universidade tem papel fundamental nisso. No curso de Psicologia, deveria nos causar espanto ver a saúde pública abandonada enquanto campo de estágio. É tempo de repensar e construir lugares!  Criar diferentes fragmentos de luta em resposta a todo esse ódio moralista que nos assombra.

Nesse sentido, o Diretório Acadêmico de Psicologia convida todos a participarem da I Semana Antimanicomial de Niteroi.  A ideia é que através da discussão acadêmica, da cultura e da música haja um movimento de aproximação da Universidade à Cidade. Afirmamos a importância dos debates acerca do tema da saúde e convidados incansavelmente a todos que queiram construir esse espaço com a gente! Nossa próxima reunião será dia 8 de Abril as  18hrs no DCE!!!! Todos convidados!

Abraços Antimanicomiais,  

Lais Amado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s