DACA – UFF repudia autoritarismo do MEC

Padrão

mec

O DACA, Diretório Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense esclarece que o conceito mínimo atribuído a EAU no ENADE é exclusivamente em decorrência do movimento de boicote promovido pelos seus estudantes.

Não acreditamos em uma prova que não considere as especificidades regionais, que avalia o futuro arquiteto urbanista com uma série de perguntas de múltipla escolha sem ao menos conferir a qualidade de seu projeto.

Não concordamos com uma avaliação que mais serve como peça publicitária para determinadas universidades autodeclaradas como centros de excelência através de um “rankeamento” oferecido pelo MEC para fortalecer ainda mais a lógica da mercantilização do ensino superior, o qual deveria ser um direito de todos.

Boicotamos porque acreditamos que é necessária uma avaliação de verdade, em que todos os cursos devam ter sua qualidade física e pedagógica fiscalizada, e não condicionada a nota de uma prova que tem seus resultados como maquiagem sobre as demais carências das instituições.

Repudiamos o autoritarismo do MEC, através da medida de cancelamento do vestibular de arquitetura e urbanismo da UFF. O Ministério ciente ou não do boicote, jamais cumpriu com seu compromisso de avaliação presencial como determinado pelo SINAES, o que o faz desconhecer a realidade da EAU.

Enxergamos o boicote como meio de se estabelecer um canal de diálogo com a Reitoria da UFF e com o MEC e principalmente com a sociedade, na busca de uma educação de melhor qualidade e sobretudo pública.
Aproveitemos esta oportunidade para crescer e não punir àqueles que lutam por uma Universidade melhor.

Niterói, 20 de dezembro de 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s