IIIEREP-Rio

Padrão

O último final de semana foi um marco para o Movimento Estudantil do Rio de Janeiro. Com muita garra o Coletivo Psi-Rio (composto por estudantes de psicologia de diferentes universidades) trouxe de volta o tradicional EREP-Rio! No cenário fantástico da Universidade Rural do Rio de Janeiro reunimos estudantes e profissionais de todos os cantos desse nosso Rio. Emblematicamente, os alunos de faculdades particulares marcaram forte presença em um espaço que tradicionalmente é ocupado por universitários de instituições públicas.

Imagem

Apesar do caráter “novato” do Encontro e da própria organização, compusemos um espaço alegre e potente. A chuva que separou alguns de nós em alojamentos diferentes não foi suficiente para acabar com a animação da galera! As discussões trouxeram a tona temas atuais sobre políticas de drogas, diversidade sexual e sistema de saúde! O desejo de reunir e unir em luta os estudantes psi, parece ter dado seu pontapé inicial! O papo sobre diversidade sexual resultou na necessidade de potencializar a troca de conhecimento entre os estudantes e o convite para a criação de um grupo de trabalho integrado ao coletivo Psi-Rio está feito, agora só depende de nós aprofundarmos também esse debate.

  O que dizer das Alvoradas?! A criatividade impagável da galera animou a manhã de sábado e nossa – carinhosamente chamada de – “alvorada noturna” convocou a todos a participar da plenária final com muita paixão e energia boa!

Imagem

Nosso Encontro não acabou! O que esses três dias incríveis marcaram na verdade foi um início. Início de construções coletivas, de laços afetivos, de arte, de criatividade, festas e muita luta! Não podemos esquecer a necessidade de aproximação dos estudantes aos movimentos sociais e aos movimentos políticos de resistência.

Como membro do coletivo de organização, a melhor resposta a toda ralação dos últimos dias foi ouvir em plenária final autogestão como palavra que simbolizou o evento. Acredito que ainda precisamos avançar muito nessa direção, mas acho que esse Encontro fugiu das relações de clientelismo que costumamos vivenciar em alguns congressos acadêmicos.

A UFF de Campos com seu Diretório Acadêmico recém-formado e grande necessidade de mobilização estudantil para combater sua precária realidade universitária abriu as portas para receber nosso próximo encontro! Outra construção começa agora, com novos atores e novas motivações! Obrigada a todos que fizeram parte desse espaço! Vamos à luta!

Em breve publicaremos mais fotos e o tão esperado vídeo da plenária final! Sem dúvida um dos momentos mais vivos do Encontro! Enquanto isso a letra da música que agitou nossa “alvorada noturna”!

“Meu amor,
essa é a última reunião
pra causar reflexão…
Organizar não é tão simples quanto pensa!
Vamos tirar o 4º EREP da dispensa!

Vamos por favor…
A plenária é importante
e pode ser apaixonante
Tem festa depois…

Cabe até o meu amor…”

 Lais Amado

Psicologia UFF

Anúncios

Uma resposta »

  1. Universidade Veiga de Almeida(UVA)-Tijuca e Cabo Frio, marcando presença no EREP!! Contem sempre conosco!!
    Amamos a experiência!! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s