Grupo de estudos sobre ” O nascimento da biopolítica” na UFF

Padrão

Objeto: Nascimento da Biopolítica, 2008, Curso do Collège de France, 1978-1979, de Michel Foucault (1926-84).

Foucault, ao longo dos anos de 1970, ao trabalhar de modo central em suas análises a questão do como o poder se exerce em nossa sociedade, empreende em todo começo do ano a apresentação de cursos originais, requeridos pela instituição de ensino, acerca de suas pesquisas. Assim, após os cursos os Anormais, Em Defesa da sociedade, Segurança, Território, e População, vêm o curso Nascimento da Biopolítica, cujas análises dão continuidade ao curso precedente.

Foucault destaca a existência de duas formas de poder, uma que se exerce sobre o corpo, com a vigilância e as instituições punitivas, denominado de poder disciplinar, e, uma outra, esta tendo como foco de incidência a população, a vida e os vivos, chamado por ele de biopoder. Como Foucault nos fala no resumo do curso de 1979, o problema central trata-se da racionalidade do liberalismo do século XVIII como razão base na gestão de populações, onde aparecem como problema a ser enfrentado pelas práticas governamentais a questão da saúde, higiene, natalidade, logenvidade e das raças(Foucault, 1979, p.341).

A escolha de tal obra se apresenta como ponto disparador para as discussões referentes aos temas trabalhados nos respectivos projetos de dissertação, a saber, a gestão de populações consideras em situação de risco pessoal e social, e, também, sobre os discursos midiáticos e tecnologias médicas acerca do corpo e a saúde. Essa obra embasará ainda discussões sobre práticas atuais que ocorrem em nossa sociedade como, por exemplo, medicalização da vida e discursos e práticas de higiene social nas cidades.

Discentes: Diogo Teixeira (orientador: Leonardo Pinto Almeida)
Edson Campos Furtado (orientador: Hélder Muniz)

Docentes convidados: Marcelo Santana e Leonardo Almeida.

LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS DO GRAGOATÁ_BLOCO N _SALA 316
Período: 21 de Março até 04 de Agosto de 2012
Horário: Semanalmente às quartas de 16h as 18h.
Informações e inscrições : nascimentodabiopolítica@yahoo.com.br
Para efetuar inscrição, favor encaminhar nome completo, número de matrícula (no caso de alunos de psicologia da UFF) e telefones de contato para este email. O curso é aberto aos interessados em geral.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s