Estudantes de Psicologia UFF marcam presença no Dia Mundial da Saúde Mental

Padrão

Hoje, 10 de Outubro, é comemorado o dia mundial da saúde mental, uma pena que na cidade Niterói temos pouquíssimos motivos para comemorar essa data tão especial. Vivemos um momento difícil na saúde pública em geral, e em especial na saúde mental, que vive enormes dificuldades para a manutenção de um serviço digno para quem necessita desse tipo de tratamento. Não existe investimentos públicos efetivos, e  por esse motivo, usuários, familiáres e trabalhadores da saúde mental se organizaram para um ato que ocorreu de forma pacifica em frente as Barcas S.A. Estavam presentes nesse ato os vereadores Renatinho (PSOL) e Leonardo Giordano (PT) e outros movimentos organizados como a AUFA e Forúm dos Trabalhadores da Saúde Mental de Niterói.

Foi e continua sendo muito importante a participação de nós, estudantes de Psicologia, nesse processo de luta, até porque a saúde mental a paritr  da reforma psiquiatrica se tornou de fato um lugar de atuação do Psicologo e que necessita cada vez mais de profissionais comprometidos com os novos paradigmas de tratamento proposto pela lei 10.216. Paradigmas esses voltados a tratamentos abertos, comunitários e visando sempre a reinserção social, e o fim dos manicômios.

Dia 21/10 no auditório no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba ocorrerá a assembléia da AUFA ( Associação dos usuários, familiares e amigos da saúde mental) nesse data irá se decidir quando será a audiência pública com nossos vereadores. Essa audiência será de suma impotância, pois vamos para a Câmara dos Vereadores de Niterói saber porque o poder público trata com tanto descaso a saúde mental. E iremos lá também para exigir que os direitos garantidos a partir da lei 10.216 sejam cumpridos.

O Diretório Academico de Psicologia se coloca ao lado de tod@s aqueles que acreditam que um novo tratamento na saúde mental é possivel, com mais investimento publico, respeitando e valorizando os trabalhadores e principalmente  seguindo as proposições dos  direitos humanos e os princípios básicos do SUS.

Anúncios

Uma resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s