Fim da ocupação com nossas pautas atendidas no papel

Padrão

No dia 6 de setembro no prédio de Odontologia, Campus do Valonguinho da UFF, a comissão de negociação do movimento de ocupação da Reitoria da UFF “Maria Clemilda e Manoel Gutiérrez”, em reunião com os representantes da Reitoria, aprova como pontos debatidos para a resolução dos problemas apontados, as seguintes medidas:

– Criação de comissão com prazo de um mês para levantar o déficit de professores na universidade.

– Compromisso da Reitoria de usar de todos os seus meios e esforços para retirada dos processos contra qualquer estudante que estejam nas ocupações realizadas. Não criminalização dos estudantes quanto à mobilização estudantil. A Reitoria dará como legítima a mobilização e a pauta dos estudantes, de forma escrita e pública.

– Não abertura de novas turmas e matrículas de cursos pagos, não criação de novos cursos, nem mudança do caráter dos atuais; restabelecimento da comissão para a implementação do resultado do plebiscito, assim como dar redação final da reforma do estatuto da UFF, até a avaliação pelo Conselho Universitário.

– A Reitoria estará aberta a conversas com a comunidade acadêmica dos polos do interior, se comprometendo em realizar uma rodada de audiências públicas nos polos a fim de debater sobre as questões estruturais e precárias da universidade, realização desta rodada de reuniões ainda nesse semestre, com a criação de um calendário de reuniões apresentadas pelos alunos de cada polo.

– Participação de representantes da ocupação na reunião para não o fechamento do Serviço de Hematologia do Huap.

– Construção de uma comissão de trabalho para estudar a possibilidade de reabertura da emergência da Huap para a livre demanda, composta pelo DCE, Sintuff, Aduff, diretor do Huap e DABT.

– Encaminhar a reforma do Teatro do DCE.

– Paralisação das obras da Via Orla. A Reitoria se posicionará publicamente contra o desalojamento dos moradores e não cederá um milímetro de seus terrenos para a construção da Via 100. Retirada do ad referendum da construção da Via Orla em um prazo de uma semana desde o início das negociações, até que esta seja debatida com a comunidade acadêmica.

– Será inaugurado o restaurante universitário do Huap dentro do prazo de um mês e firmado o compromisso de implementação de um restaurante no Valonguinho. Será criado um projeto de restaurante universitário para os polos do interior, e a pré-disposição da equiparação do horário de funcionamento dos mesmos, assim como a venda de ingressos.

– Aceleração da obra da moradia estudantil de Niterói, abertura do funcionamento da moradia do polo de Rio das Ostras e criação do projeto de moradia para os demais campi do interior.

– Pagamento imediato das bolsas atrasadas, aumento dos valores e quantidade das bolsas de forma gradual e reajuste gradual ao salário mínimo. Revisão do pagamento das bolsas.

– Aceleração das obras dos polos do interior que já estão em andamento e início das obras aprovadas.

– A UFF firma o compromisso de intervir junto aos estudantes com o estado para que a Casa dos Estudantes de Niterói passe a ser da universidade.

– Instalação de rede wi-fi em todos os campi do interior, com prazo de um mês para o inicio de cronograma de instalação.

– Expor junto ao poder público para a criação de ciclovias dentro dos espaços da UFF.

– Criação de opção vegetariana no bandejão.

– Construção imediata dos muros do Polo de Rio das Ostras para o funcionamento imediato da moradia e do PSA, sob fiscalização dos estudantes.

– Reunião com o Sintuff na segunda-feira, dia 12 de setembro, para discutir o interdito proibitório e demais questões pertinentes aos servidores.

– Será realizada uma sequência de audiências públicas para discutir o andamento dos encaminhamentos desse documento, sendo a primeira no dia 5 de outubro.

– Dentro de um prazo de 20 dias, a Saen se reunirá com os estudantes para elaborar os projetos de construção dos bandejões do Valonguinho, Volta Redonda e a ampliação da moradia estudantil.

– Este documento será submetido à aprovação dos estudantes em assembleia e publicado no site da UFF.

Niterói, 6 de setembro de 2011

http://www.noticias.uff.br/noticias/2011/09/pauta-itens-acordados-reitor.php

Confira também os vídeos:

Reitoria cede e vai atender universitários da UFF:  Jornal da Record

Video relato sobre a ocupação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s